Academia de Letras do Brasil/Araripe-CE

A Academia de Letras do Brasil é uma instituição cultural que se destina à defesa da cultura nacional, a partir de suas seccionais estaduais e municipais. Com apenas quatorze anos a ALB dedica-se a divulgar a cultura literária no âmbito municipal e regional e assim registrar, difundir, preservar e estimular a cultura, a história e as realizações literárias do município; divulgar obras e realizações culturais de personalidades nascidas, residentes e/ou com estreitos laços com o município; incentivar e desenvolver atividades culturais e sociais; apoiar a criação, ampliação e melhoramento de acervos bibliográficos de bibliotecas municipais e estaduais; planejar e promover ações integradas de cultura, através da congregação das lideranças comunitárias da Academia de Letras do Brasil. Por essas e mais ações a ALB vem tornando-se a academia que mais têm crescido nacionalmente e internacionalmente.

A Academia de Letras do Brasil está presente também fora do país através de brasileiros que tem residência fixa em outros países. No Brasil encontra-se em quase todos os Estados e inúmeros seccionais municipais, internacionalmente estamos em países como Alemanha, Índia, França, Itália, Nigéria, Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Paraguai e Venezuela.

Em Araripe, a ALB teve início em 02 de julho de 2016, com a posse do escritor Francisco Adriano de Sousa como presidente Pro Temporeda ALB-CE, mesma data em que o nobre escritor foi empossado na cadeira de número 10 da ALB/Seccional estadual Ceará.

O Cariri Oeste, ao longo do tempo, tem a sua história vinculada a história de toda a Região do Cariri Cearense; por isso não há uma definição exata da história local do Cariri Oeste. Com base nisso, nos propomos a fundação de uma academia regional que congregasse todos os municípios do Cariri Oeste. A solução deu-se a partir do modelo de uma academia literária de caráter intelectual e efetivo. Eis a proposta devidamente oficializada: Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe, vinculada diretamente a Academia de Letras do Brasil/Ceará.

A Academia de Letras do Brasil/Araripe é uma instituição regional que conta com a presença de membros das cidades de Antonina do Norte, Tarrafas, Assaré, Salitre, Campos Sales, Araripe, Potengi, Nova Olinda, Altaneira e Santana do Cariri.

Temos por objetivos principais o registro histórico da história local e regional; a difusão de obras literárias e realizações culturais; preservação do patrimônio histórico-cultural local e regional; estímulo a cultura literária; apoiar a criação, ampliação e melhoramento de acervos bibliográficos de bibliotecas municipais; planejar e promover ações integradas de cultura.

Faz-se necessário ressaltar que cada Cadeira da Academia de Letras do Brasil/Araripe tem um patrono. Numa tentativa de ressignificação da História Araripense, elencamos nomes de personalidades que muito contribuíram com a nossa história, no entanto a história não registra tais nomes na mesma proporção da contribuição.